O Projeto de Aquisição da Horseshoe Pond (Lagoa da Ferradura) em Berlin foi concluído de maneira bem-sucedida no outono de 2022, quando a cidade de Berlin e o Sudbury Valley Trustees (SVT) protegeram a propriedade da Horseshoe Pond e adicionaram 100 acres de terra à área de conservação do Mt. Pisgah (Monte Pisgah). A propriedade da Horseshoe Pond inclui três porções de terra que abrangem bosques, pântanos e florestas de terras altas e oferecem um habitat importante para a vida selvagem.
Por muito tempo esta terra tem sido uma prioridade de proteção como parte da área de conservação do Monte Pisgah, que se estende até Northborough e atrai milhares de visitantes todos os anos. Duas das três porções de terra, 19 Lyman Road e 0 Linden Street, estão diretamente ligadas à área de conservação do Monte Pisgah.
A propriedade da Horseshoe Pond foi identificada pela organização The Nature Conservancy (a Conservação da Natureza) como uma área importante a ser conservada por causa do seu habitat de alta qualidade, sua resiliência a riscos e sua conexão com outras terras conservadas. A proteção dessa área natural evita que projetos de desenvolvimento fragmentem a floresta e preserva um ecossistema bem estabelecido e resiliente ao clima, o que é necessário para o armazenamento de carbono, a qualidade do ar e da água e para ter resiliência contra climas extremos.
O Projeto da Horseshoe Pond pode servir como um modelo de conservação colaborativa a ser divulgado para proprietários de terras. Quando a equipe do SVT fizer apresentações em workshops e conferências estaduais, eles poderão usar o projeto como uma ilustração de um esforço bem-sucedido de conservação. O SVT também usa projetos como este como exemplos para outros proprietários de terras que possam estar interessados em conservar suas terras. Um estudo de caso de uma página para o projeto, descrevendo o escopo do projeto, o cronograma e as fontes de financiamento, juntamente com mapas e fotos, será desenvolvido para compartilhamento com outras organizações fundiárias tipo “land trusts” e proprietários de terras.
O Projeto da Horseshoe Pond é um ótimo exemplo de como a inscrição de terras no Capítulo 61 pode levar à proteção permanente. Em 1992, Berlin trabalhou com o proprietário das terras para colocar a terra sob o Capítulo 61B da Lei Geral de Massachusetts. O proprietário recebeu o benefício da redução de impostos sobre as propriedades, enquanto a Prefeitura assegurava que o terreno permanecesse não urbanizado e detinha o Direito de Preferência do imóvel caso o proprietário quisesse vendê-lo. Quando o proprietário decidiu vender, o valor da compra foi negociado por $1.250.000 dólares. No final do verão de 2022, o SVT comprou a propriedade e a manteve por várias semanas para dar à cidade a oportunidade de solicitar subsídios para ajudar na compra. A cidade recebeu $874.268 em recursos do Programa Municipal de Preparação para Vulnerabilidades (Municipal Vulnerability Preparedness ou MVP pela sigla em inglês) do estado e comprou a terra do SVT em novembro de 2022. O SVT manterá uma Restrição de Conservação na terra para garantir que seus valores ecológicos sejam protegidos permanentemente.
A longo prazo, a Comissão de Conservação de Berlin continuará cuidando da terra e implementando o plano de manejo. A Comissão de Conservação de Berlin tem pesquisado o Programa de Manejo Florestal do Departamento de Conservação e Recreação para estabelecer um plano de manejo de 10 anos. Como titular da Restrição de Conservação, o SVT monitorará a propriedade pelo menos anualmente para garantir que os valores de conservação da propriedade sejam mantidos. A floresta está atualmente saudável e em grande parte livre de espécies de plantas invasoras. O monitoramento anual feito pelo SVT, além da manutenção regular das trilhas pela Comissão de Conservação de Berlin, nos permitirá identificar as necessidades de manejo e prevenir a degradação das importantes características ecológicas da terra.